esta ausência deveu-se ao facto de ter ido para o Porto e, como de costume, não levei o pc...
Foi um bom fim-de-semana este... tão bom que vou falar do que eu fiz e da alimentação.
Sábado acordei e comi 1 pão com queijo + 1 iogurte + 1 maçã e às 13h apanhei o autocarro para o Porto.
Em Fátima senta-se ao meu lado uma senhora muito querida e engraçada.
Ela era peregrina, e foi desde Ermesinde a Fátima a pé, coisa que já fazia à 14 anos........ (a senhora tinha 60 anos!!!) estivemos a viagem toda à conversa (sim, eu sou tipo aquelas velhotas das paragens que alinha em falar com toda a gente!!!).
Ela era guia, e este ano calhou-lhe um grupo de 40 pessoas muito pouco homogéneo, pelo que ela estava a dizer, e ela estava bastante desapontada com algumas coisas, e estava mal da "cabeça" e teve de ir para casa antes do 13 de Maio.
Falou-me um pouco do espírito dos peregrinos de Fátima e pareceu-me bastante do espírito dos peregrinos de Santiago, claro que deve haver de todos os tipos em todo o lado, mas Fátima tem uma energia, a meu ver, muito forte e carregada.
Há pessoas que vão até Fátima e comem só água e pão durante toda a semana. E ela falava muito dos "peregrinos pobres", pessoas que não tinham qualquer possibilidade financeira e que iam com a maior fé do mundo, mas que ás vezes havia exploradores que faziam as coisas muito caras e era-lhes difícil de pagar as dormidas.
A explicação do funcionamento que ela me deu foi assim: cada grupo tem um guia que organiza as dormidas para toda a semana, muitas delas em Quartéis de Bombeiros para ficar mais económico, cada grupo tinha também um carro de apoio onde eram levados os sacos das pessoas com as coisas básicas (ela ensinou-me um truque que nunca tinha pensado nele... juntar as cuecas velhas em vez de as deitar fora, e guardar para as caminhadas, assim podia usar e deitar fora nos sítios onde tomasse banho, porque já que iam para o lixo e iam, ao menos não andava com roupa interior suja durante 1 semana ás costas, e faz sentido...), nesse carro de apoio também são levadas comidas e bebidas que juntam de todos, cada um dá alguma coisa e depois no fim é muita coisa para todos.
Contou-me que havia uma cadeia de supermercados de Amarante, os Gémeos Ferreira, que todos os anos levavam um camião cheio de coisas para dar aos peregrinos, e encontrei esta foto deste site:
Falou-me da família, das dificuldades, trocamos números e quase a chegar ao Porto ela tira uma coisa do saco e dá-me:
(uma porta-chaves benzido)
Confesso... durante a conversa tive de conter o choro uma data de vezes. E estranho que fiquei com a sensação de como ela dizia sempre "as pessoas não aparecem no nosso caminho por acaso". E se calhar não... pode ser que ainda seja guia de um grupo e que eu vá :)
Cheguei ao Porto ás 16:45, 4 fui a correr para a igreja para tirar as fotos. Ele tinha dito que na igreja nao se podia tirar fotografias, visto que o padre tinha uma espécie de negocio com um fotografo exclusivo.
Apanhei um táxi na baixa e fui a correr para a igreja do Carvalhido, chego lá e tinha-me enganado na igreja... lol Afinal era no Ameal (só a mim... e lá fui eu a correr outra vez apanhar um táxi)
Depois fomos para a quinta, estive até ás 23h a tirar fotos (um dos convidados disse assim ao pai da miúda que fez a comunhão "contrataste uma fotografa ou uma paparazzi?!" que simpatiquinho...... :| )
Lá comi 1 mini-rissol, 1 mini-pastel de bacalhau, 1 mini-fatia-de-pizza (sim, grande parte das coisas eram miniaturas. :D) e 1 fatia pequena de bolo de noz)
Depois fomos para a queima...
ok, devo confessar... toda a gente tem aquela cena menos fixe que gosta. LOL e eu gosto de Buraka!!! aquilo foi uma autentica aula de aeróbica!!! não parei o concerto todo!!! e a miúda tem um corpo do caraças e mexe-se como o caraças!!!
Lá comi um kebab, mas nao comi a carne que estava mal passada e dá-me vomitos :S
e de lanche comi:
(eu só adoro adoro adoro adoro este gelado...)
E de jantar foi salmão grelhado com salada de alface e tomate
Depois vim para Lisboa e quando cheguei comi 1 iogurte.
No fim-de-semana portei-me mal, é certo, mas as quantidades de cada coisa má que comi foram pequenas (menos a meia pizza. lol) e no proximo fim-de-semana nao vou lá... por isso... pronto... lol vou tentar compensar! (mas a minha irmã vem cá!!!! hihihi yupi!!!!)
Hoje o PA foi o normal:
Meio da manhã foram 3 bolachas de água e sal
E o almoço uma salada de alface milho, legumes alteados, broculos e almôndegas de soja (já a pensar numa coisa que vou também eu começar a fazer):
E o lanche 4 bolachas de água e sal (ontem cheguei tarde e nao consegui preparar nada :s )
Depois de ler no blog da Pizza sobre o "Meatless Monday", decidi juntar-me à Freak Veggie e fazerm também as minhas segundas-feiras sem carne/peixe, e pretendo dedicar também as sextas-feiras ao crudivorismo.
E pronto.
são as minhas novidades... um post grande!!
Beijinhos grandes e boa semana!!!!
PS: não leiam tudo!!! o post é uma seca! lol






Olá :D
ResponderEliminarEu não achei nada seca o teu post ;)
Por acaso ainda pensem em ir ver Buraka, mas depois havia a procissão por isso não deu :) Estou é mortinha por meter o pé no Senhor de Matosinhos para a semana :D
Fiquei curiosa em relação ao crudivorismo, quero ver o que vais fazer ;)
A história da senhora guia foi muito bonita :) Eu também acho que há coisas que não acontecem por acaso, e quem sabe um dia o teu caminho não se volta a cruzar com o da senhora ;) De qualquer das formas, guarda o porta-chaves benzido, porque mal de certeza que não te faz ;)
Beijinhos :D
Eu esqueci-me do Meatless Monday... acreditas?!
ResponderEliminarBig LOL!
enfim...
olha, essa pizza, meu deus... q bom aspecto!!
Adorei ler o teu fds :)
eu sou perita em fzr posts de seca por isso não me importo nada de ler os posts grandes dos outros:P
Foi um óptimo fds como todos os q vais a casa (quer dzr, em lx também são, mas não os descreves com a mesma motivação :P)
beijos enormesssss Batatinha rija!
Batata, li tudo e não morri de sede por isso a seca não me afectou!
ResponderEliminarBuraka é fixe para mexer o rabo (digo eu que só conheço 2 músicas deles!)
Já fui a Fátima a pé, mas não
é preciso tanta logística porque em 12 horas chegamos lá.
Paparrazi?? Essa foi boa!
Espero que no próximo fim de semana aproveites bem com a tua irmã.
Beijos
Olá Batatinha
ResponderEliminarEu só gosto dos teus post de seca, os outros reflectem algum mal estar da tua parte, por isso adorei este e fiquei feliz por estares feliz com o fim de semana.
Ao ler que não acertaste na igreja, lembrei-me de uma amiga da minha mãe que foi a um casamento na semana anterior...e era madrinha e tudo! Já viste a figurinha triste? Toda arranjadinha e depois pimba, voltou para casa e teve de ir na semana a seguir. :-)
Beijinhos
De facto ia toda catita e quando voltou para casa passou pela da minha mãe a contar o sucedido, ainda hoje nos rimos da situação e a propósito de imensas coisas falamos nisso. Ela é uma figura interessante e nem sei como é que a minha mãe mantém uma relação tão forte de amizade com ela. Uma vez eu era adolescente e fomos as duas famílias passar um fim de semana na serra da Estrela ( Moravamos em Setúbal, onde eles ainda vivem, eu é que me mudei)e ela a meio da viagem perguntou ao meu pai se para irmos para a Serra da Estrela ainda "apanhávamos" um bocadinho do Algarve...Eu acho que nunca fiz um esforço tão grande para não que partir a rir, nem me recordo de como foi o fim de semana só aquela cena foi suficiente para eu me divertir... Beijinhos
ResponderEliminarfogo sao quase onze e meia, má hora para ver essa pizza lol e esse gelado que eu adoro!! mauuuuuuuu!!!!!!!!!
ResponderEliminarai estes fds !! dão cabo de nós !
adorei a história da senhora !! e a medalhinha! que fixe :) adoro encontrar pessoas boas também ! é bom saber que ainda existem!
beijinho
Bem que corropio... Chegou o fim de semana para isso tudo??
ResponderEliminarFica bem :)
E que excelentes novidades!!! Fiquei comovida com a história da senhora...Também eu sou assim, falo com toda a gente e emociono-me facilmente!
ResponderEliminarBeijinhos batatinha
Gostei muito da história da senhora! Tão querida em oferecer-te uma medalhinha. Gostei do truque dela das cuecas! lol
ResponderEliminarÉ verdade, infelizmente há muita gente que se aproveita de peregrinos, quer sejam de Fátima ou de Santiago.
De Buraka só conheço umas duas músicas, por isso não posso opinar muito! Mas devem dar um concerto animado!
Beijinhos e boa semana!**
Olá Batatita!
ResponderEliminarEsse truque das cuecas é óptimo! A minha sogra já disse que para o ano vai a Fátima a pé. Eu acho que ainda não me sinto capaz disso, mas gostava muito de ir.
Beijinho
O caminho que faço para a minha faculdade faz parte dos caminhos para Fátima, então a semana que passoa fartei-me de ver peregrinos. E ia a viagem toda a questionar-me sobre aquelas coisas básicas, d onde dormiam, ou onde levavam a roupa. Agora já sei. =)
ResponderEliminarTenho a dizer-te que esses gelados são os meus preferidos, adoro mesmo ( é pena é serem tão caros).
Beijinhos
Quão bom é o Big Bang Theory? :P
ResponderEliminarNós também somos todos uns crominhos de primeira. Ainda hoje a dada altura desatámos a discutir sobre porque é que os muçulmanos não aceitavam a representação de figuras, e porque é que havia missas :P Enfim, somos mesmo totós :P
Com moderação não me parece que o chá de menta ou de hortelã façam mal ;) E a propósito, muito obrigada por me teres iniciado nas maravilhas da hortelã ;)
Não te posso dizer o que achámos dos teus muffins, mas posso dizer-te que à conta deles na próxima Sexta vamos fazer um jantar cubano com mojitos xD Tira daí as tuas conclusões :P
Beijinhos :D