quinta-feira, 26 de julho de 2012

Medicina do trabalho e um fartote de receitas

Ontem fui, pela primeira vez, à medicina do trabalho.
Resultados:
tensão: 9,8-5,7 (pelos vistos disse que estava baixa, mas nunca a tive baixa)
açucares e colesterol: ok
peso: 66 (também tenho duvida)
electrocardiograma: ok

**********

Menu de hoje:

PA:
Nubem do céu!

Ingredientes:
pão qb (depende das bossas necessidades, a mim foi 25gr)
queijo creme light
coco ralado
limão

Preparação:
Bezuntar o pão com queijo, polvilhas com coco e espremer umas pouquinhas gotas de limão em cima.
Comer.
Fresquinho, e muito bom!!!!

Almoço:

(não sou muito fã de salsicha enlatada, mas ontem não me apeteceu fazer nada para hoje :P )




**********




Menu de ontem:

Pa:

Almoço:
Sardinha "au" molho de tomate e cevada

Ingredientes:
4 sardinhas
1/2 pacote de polpa de tomate
1/2 cebola
tomilho fresco
alho em pó
4 colheres de cevada cozida
azeite
vinagre
sal qb



Preparação:
Abrir as sardinhas em 2 e tirar as tipas e as espinhas
Juntar 1 colher de sopa de azeite, tomilho, ¼ de cebola picada, ¼ de polpa de tomate, alho em pó e sal.
Deitar a mistura nas sardinhas e deixar marinar uns 15m
Numa sertã deitar 1 colher de azeite e o resto da cebola.
Quando a cebola estiver alourada deitar o resto do tomate e a cenoura (se secar, acrescentar água)
Acrescentar as sardinhas e a mistura da marinada.
Ir mexendo com cuidado e ir virando as sardinhas com cuidado.
Quando tiver quase cozido acrescentar a cevada e deixar uns minutinhos.
E já está 

Estava mesmo bom o raio da comida!!!

Lanche: 2 mini-peras e 2 tostas

Jantar: 1 wrap de delicias do mar, ovo, tomate e alface (sem molhos)

Ceia: 1 maçã



**********




Menú de 3ªf:

PA:

Almoço:
Bife de peru recheado

Ingredientes para 2 pessoas:
2 bifes de peru
1/2 pacote de polpa de tomate
1/2 cebola
tomilho fresco
alho em pó
1 colher de sopa de queijo parmesão (tenho a embalagem aberta e vai se estragar)
1 cenoura ralada.

Preparação:
Juntar 1 colher de sopa de azeite, tomilho, ¼ de cebola picada, ¼ de polpa de tomate, alho em pó e sal.
Com um pincel, pincelar os bifes do lado que vai ficar de fora, e depois despejar o resto no lado que vai ficar dentro.
Despejar ½ colher de sopa de queijo e ½ cenoura ralada em cada.
Enrolar e prender com ajuda de um palito.
Untar com 1 pouco de azeite uma travessa de forno, colocar os bifes enrolados
Espremer sumo de limão por cima, enfeitar com uns raminhos de tomilho, e colocar umas gotas de polpa de tomate.
Levar ao forno.
Durante a cozedura, se for necessário, acrescentar água, e mais polpa de tomate por cima.
Tirar quando estiver cozido.

Lanche: 1 mini-pera e tostas finas

Jantar: o mesmo do almoço de ontem (sardinha)

Ceia:
Bolo de chocolate com manteiga de amendoim
Ingredientes:
110gr de farinha
120gr de açudar amarelo
4 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa bem cheia de pasta de amendoim
200ml de  leite de soja
1 colher de sopa de vinagre branco
1 colher de sobremesa de bicarbonato
uma mão de amendoins
pitada de açúcar
canela

Preparação:
Ligar o forno a 180º
Untar 1 forma
Amornar 1 pouco o leite e dissolver a manteiga lá
Misturar a farinha, o cacau, o bicarbonato, e o açúcar amarelo.
Acrescentar o leite e o vinagre branco e mexer tudo.
À parte misturar os amendoins, com açúcar e canela (eu não triturei os amendoins, mas acho que ficaria melhor) e espalhar por cima.
Levar ao forno 30m.

Fica meeeesmo bom!!!!

É tão bom... mas não light... (sim, fiz asneira... ops, mas apetecia-me meeeesmo chocolate e só lá tinha em pó.)




E pronto... estão a ser assim os meus dias :)


Beijinhos cachopas

11 comentários:

  1. As tuas receitas são sempre qualquer coisa de espetacular, que me faz apetecer ir direitinha à cozinha :)

    ResponderEliminar
  2. caramba, acho que já ganhei 10kg só de olhar!

    tens que partilhar mais estas coisinhas connosco batata ;)

    boa semana

    ResponderEliminar
  3. Olá! :D

    Está mau tempo, não houve piquenique! Agora de tarde as nuvens estão a levantar, pode ser que dê para irmos lanchar :P Mas empadas ao lanche não me parece lá muito bem :P Vamos amanhã :D

    Adorei os bifes de peru recheados :D Antigamente fazia bastante, com sementes à volta e com queijo ou espinafres ou chourição por dentro :) Ficava bom :)

    Eu não como salsichas, mesmo :P Tive uma má experiência uma vez e deixei de as comer ;)

    E pareces-me mais animada, ainda bem ;)

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  4. OMD fizeste esse bolo de chocolate E manteiga de amendoim de propósito para mim?!!! ;) TENHO de fazê-lo! Não me importa que não seja light, parece-me maravilhoso e o meu estômago não se vai importar nada! ;)

    Gostei do "au" na receita de sardinha com molho de tomate, deu logo outro ar à coisa! ;) Também gostei da nubem!

    Eu também costumo ter a tensão baixa, mas agora que falas nisso, há já mto tempo que não temos uma consulta de medicina do trabalho... não deveria ser todos os anos?

    Também já estive no PQ. Camp. de Porto Covo, mas não gostei porque estava cheio e o senhor mandou-nos montar a tenda entre uma roulote e uns arbustros! lol O que vale é que na altura não estava ninguém na roulote, mas parecia que estavamos ali refugiados!

    Beijocas!**

    ResponderEliminar
  5. Olá batatz,

    Só uma coisa, o teu café tem um ar maravilhoso! Aliás a tua comida é fantástica.. pelo menos no aspecto é e muito! :) Adoro as pessoas do norte. És de onde? São genunuínas e de bom coração!

    ResponderEliminar
  6. Depois de ver isto tudo - ESTOU A SALIVAR *.*
    Acabaste de ser a minha motivação para continuar a dieta.. porque infelizmente voltei aos 65 e fiquei desmotivada...MAS COM O BLOG DA BATATA ninguém desanima :DD

    ResponderEliminar
  7. muito bem caxopa (lol) estás-te a portar bem :D adorei o 'bezuntar' eheh esse bolo, aiiii esse bolo (nem vou olhar mais para a foto) ;p
    eu também tenho sempre a tensão assim mais para o baixito.
    beijinho

    ResponderEliminar
  8. Fiquei paralisada na parte da nuvem do céu, mas dps vi esse bolo e pronto, morri!

    ResponderEliminar
  9. Hmmm nham nham nham!
    Ainda por cima é quase hora de jantar e não me apetece fazer nada... Não queres vir até cá, não? eheheh
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Eu costumo ter a tensão baixa e agora com o calor pior.
    A tuas fotos fizeram-me crescer água na boca.

    ResponderEliminar
  11. Onde andas?? Espero que apenas ocupada, e não desanimada.
    Beijos

    ResponderEliminar