mas nao é... O facto é que são 22:40 e estou neste momento a comer isto (o jantar):
Pronto, e como tal faço 3 lanches (apesar de que o primeiro nem devia contar para a estatistica... 2 bolachas?! para uma pessoa gulosa? PF... isso não dá nem para a cova de um dente... LOL)
Depois do meu meio minuto de avariadela segue a receita (ela foi feita meia a olho, mas eu vou tentar ser o mais coerente possivel)
Ãbrugues de soja da Batata Mole
(tradução: uns hambúrgueres de soja que me calharam bem)
Ingredientes que me rendeu para 17 mini
(ok, este é o momento em que começa a surgir uma musiquinha instrumental dos anos 80 a fugir para o funk)
1 malga de soja grossa
1 cebola
6 cogumelos frescos
6 dentes de alho grandinhos, ou 8 médios
10 folhas de espinafres (+/-)
1 cenoura pequena ralada
cominhos
pimentão vermelho
paprika
sumo de 1/2 limão pequeno
sumo de 1/2 laranja média
1 clara
sementes de sesamo
azeite
1 colher de sopa farinha (usei de grão-de-bico)
pouquinho, mas mesmo pouco de pão ralado (só para fazer de conta quase... lol)
Eu confesso, já tinha experimentado umas 3 ou 4 vezes seguir receitas, mas corria-me sempre muito mal, então decidi fazer uma receita que eu achasse que poderia resultar, e resultou... um dos problemas que eu via era a consistência dos ditos , e outra era o sabor extremo a limão que mais pareciam hambúrgueres de limão, e então fiz assim:
Pus a soja de molho 2h (+/-) em água quente, e troquei a água umas 3 vezes.
Piquei a cebola e os cogumelos e levei-os a refogar com 1/2 colher de sopa de azeite e uma pitada de sal. Quando a cebola estava amarelinha juntei os alhos picados, os cominhos e o sumo de limão até amaciar um pouco o alho e tirei do lume.
Escorri a soja, espremi bem para tirar a água que conseguisse, e passei a soja na varinha mágica até a desfazer toda.
Juntei a cebola com os cogumelos e o alho, a cenoura ralada, o sumo de laranja, bastante pimentão e paprika, e mais cominhos.
Misturei bem e agora provei a ver se faltava sal ou não (mas nesta altura deve faltar sal) ou se faltava outra coisa qualquer no tempero.
Juntei a clara de ovo e as folhas de espinafres ás tiras, e voltei a misturar tudo muito bem e acrescentei a colher de farinha. (aqui é importante irem experimentando se já dá para fazer as formas redondas e se a massa se liga bem, se não, acrescentem mais um pouquinho de farinha).
Depois de fazer as formas polvilhei com um pouquinho mesmo de pão ralado com sementes de sesamo (só para não colar e tal e ficar bonitinho. lol)
Eu optei por fazer círculos pequenos e fininhos por 2 motivos, porque assim não teria de usar muita farinha para eles ficarem muito juntos, e porque como eu não uso gordura (ou uso muito pouca para o F.) depois quando os cozinhar eles ficarem cozidos por todo, e não ficarem só tostados por fora.
(ele cru)
Devo dizer que até o F. gostou e ele não é apreciador de soja...
Agora vou ver se encontro a receita dos hambúrgueres de feijão. lol
Beijinhos donzelas :D
PS:sim, demorei a fazer o post, mas eram mesmo 22:40 lol



Olá Batatinha
ResponderEliminarEu gosto de soja e estou tentada a experimentar, se o fizer dou noticias.
Obrigada pelo teu comentário, sei que contigo também é assim, momentos muito felizes que alternam com outros péssimos. Haja paciência e boa disposição...
Beijinhos e boa semana
Olá :D
ResponderEliminarEu vou experimentar, sem qualquer dúvida :D Acho que com a soja mesmo em feijão é capaz de ter o mesmo efeito, por isso deseja-me sorte :P Vou fazer para a semana, porque o P. não está cá (tem um torneio na Covilhã) e assim posso fazer (ainda) mais experiências culinárias malucas ;)
Beijinhos e tem um bom dia :D
Olá olá Sô Dôna Batata! :)
ResponderEliminarCostumo comprar uns na área viva do continente, mas de certeza que esse são ai umas 1000 vezes mais saudáveis :)
Beijinhos grandes
Uhmmmm estou tentada a experimentar. Vou anotar!!!
ResponderEliminarhehehe n acho q sejas gulutona, apenas segues o q a nutri diz comer de 2 em 2 horas ahah
ResponderEliminarconfesso que tb já tentei algumas vezes fazer esse tipo de hamburgueres e só uma x é que saiu bem ! as outras vezes ficam saborosos mas se hamburguer n têm nada!
beijoca
;)) Ola Batata glutona..ups mole...que te deu para por este nome ao blog lol mas tem graça :)) Gosto deste tipo de receitinhas, talvez experimente...joquinhas
ResponderEliminarPelos ingredientes parece muito bom. Gostei da receita e do blog. Vou seguir.
ResponderEliminarGostava também que conhecesses o meu blog e segue se gostares
http://beleza-natural2012.blogspot.com
Ok!! vou ver se provo! :)
ResponderEliminarhttp://estilohedonico.blogspot.com/
xoxo
não sei pq mas a soja e o tofu a mim não me convencem.. :P
ResponderEliminarSalsa batata usei 3 latas de atum, muito grão, uma fatia de queijo, queijo ralado, 2 tomates maduros e uma cebola.
Acho que está lá mesmo no link da receita!
Beijinhos
ah mas não faças estas quantidades. Foi mesmo demais! Deu para 6 vezes
ResponderEliminarOlá Olá =)
ResponderEliminarTambém vou experimentar os teu Ãbrugues de soja =)
Isso de comeres 3 lanches não tem nada que ver com comeres muito ou não. Eu por exemplo, como tenho aulas muito cedo e acordo com as galinhas, da parte da manhã faço quase sempre 3 lanches com intervalos de 3h.
Beijinhos
Nunca experimentei soja! Ando a pensar em experimentar, mas tenho que convencer as gentes cá de casa. Não vou cozinhar só para mim, né?
ResponderEliminarBeijinhoo
Os teus Ãbrugues já estão na minha lista de próximos cozinhados :D
ResponderEliminarFaz todo o sentido fazeres 3 lanches se jantas tão tarde, não te preocupes :)
Beijinho!
Ai não é normal fazer 3 lanches?! Eu também faço de tarde, não estás sozinha.
ResponderEliminarObrigada por partilhares a receita, acho que vou experimentar, adoro hambúrgueres, são muito práticos. Beijo
Qualquer dia experimento soja :D Ficou com um aspecto bem jeitoso, e o sabor deve ser óptimo!
ResponderEliminarRealmente, 2 bolachas nem deve ser considerado lanche :D
Beijinho*
Qualquer dia experimento soja :D Ficou com um aspecto bem jeitoso, e o sabor deve ser óptimo!
ResponderEliminarRealmente, 2 bolachas nem deve ser considerado lanche :D
Beijinho*
Olá :P
ResponderEliminarAndo a responder-te lá no meu blog para o caso de mais alguém ter essa dúvida, mas já agora cá vai: sim, cenoura também vale (e disse algo do estilo hmmm queques de cenoura *baba*) :D
Beijinhos :D
Ficaram com uma cor linda!!
ResponderEliminarBeijinhos**