quarta-feira, 20 de junho de 2012

Obrigada a todas, de coração!

Devo-vos agradecer o carinho e as mensagens.
Hoje estou melhor...
Isso de ir ao médico, já fui, por causa da falta de ar quase constante que sinto.
Porque aquilo que aconteceu ontem foi gradual, não foi rápido.
Aquilo começou praí ás 15h e durou até à noite (22h +-)

Fui a 2 médicos diferentes.
O 1º disse que vivíamos numa sociedade muito exigente e stressada, e que isso era ansiedade.
Medicou-me com uns comprimidos que, dizia ele, faziam diminuir os sintomas físicos, mas não tratava a ansiedade. Mas os comprimidos não me fizeram nadinha.
O 2º ponderou que pudesse ser alergias. Medicou-me para esse efeito, e o nariz estava menos entupido, os espirros passaram, mas a falta de ar continua cá.
Voltei lá e ele disse que era ansiedade.

Hoje pensei em coisas que me podiam por ansiosa, e lembrei-me de uns possíveis:

  • Estar longe da minha família e amigos
  • Não estar no Porto
  • Passar a maior parte dos meus dias sozinha
  • Falta da minha metade do sótão no Porto (e falta de espaço)
  • Estou a trabalhar desde Novembro de 2010 e durante este tempo tive 10 dias de férias (os estágios do IEFP não dão direito a férias)
  • Lidar, ás vezes, com pessoas difíceis
  • Dormir muito mal e pouco
  • Odeio monotonia, mesmo mesmo muito, mas acho que me estou a acomodar a ela
  • Descartarem culpas e responsabilidades para cima de mim sem eu ter nada com o assunto


Agora traços da minha personalidade que possam por-me ansiosa,
Tenho pancada grande relacionada com a falta de atenção e com as coisas automáticas, por exemplo:

  • Quando passo a ferro vou ver se o ferro está desligado umas 10 vezes (às vezes mais)
  • Quando vou para a cama levanto-me muitas vezes para ver se desliguei o fogão, o esquentador, se as persianas estão fechadas, ou as janelas, se pus a marmita no frigorífico...
  • Quando saio de casa depois de fazer torradas acontece-me a mesma coisa, tenho de ver as tomadas várias vezes para ter a certeza que está tudo desligado. (agora que me lembrei disso........ :/   hoje comi torradas e fui lá ver e mesmo assim fiquei preocupada)
  • Um dia, saio para as aulas, e volto a casa para ver se o ferro está desligado (claro que estava mas tinha de ter a certeza), volto a sair para as aulas, e esqueço-me se fechei a porta, volto a ir a casa para ver se a porta estava fechada e volto a sair (claro que estava fechada, mas as coisas automáticas fazem com que não me lembre e com que fique preocupada com isso, e não fico descansada)
  • O F. está sempre a dizer que tenho bichos carpinteiros nos pés.
  • Quando trabalho numa coisa que gosto fico tipo focada naquele quadrado e entro numa espécie de transe, e quando "acordo" está tudo à volta completamente em pantanas sem eu dar a mínima conta do que estou a fazer à minha volta. (mas, por incrível que possa parecer, isso faz-me muita falta)


Coisas que tenciono fazer para mudar isso:
Não sei muito bem por onde começar...
Mas hoje comecei a fazer uma coisa que me poderá ajudar:

  • Durante os primeiros meses de trabalho cá ia almoçar a casa, ou ao shoping ou ao café, mas começou-me a ficar caro, e então comecei a trazer o almoço. Desde que trago o almoço nunca aproveitei a hora de almoço para ir a lado nenhum. Comia, e vinha logo trabalhar. Há dias que fico aqui enfiada desde as 10:15 até às 21:45 (que foi o caso de uns dias da semana passada). Se calhar isso não me faz bem à mioleira, também. Se calhar isso deixa-me ansiosa, ou não ajuda a ficar calma. Então hoje fui almoçar a outro sitio e aproveitei a minha horinha de almoço.
  • Também fiz outra coisa, enchi o meu bloco de folhas para rabiscar durante os tempos livres, ou mesmo nas horas de almoço.
  • Vou, também, comprar lá os comprimidos que o 2º médico disse para tomar (que são uns relaxantes musculares, por causa do bruxismo e ele diz que também ajuda a dormir melhor)
O meu bloquinho com folhinhas ás cores e tudo!!!

Assim sendo, e como este post está enorme, e eu sou uma seca, e porque também não quero fazer deste blog "O diário de uma Batata com problemas de ansiedade", cá vai:

PA
Estava a ver que ninguém comentava a cólidade da minha chávina do café!!!
Anda uma pessoa a comer iogurtes finos e depois ninguém diz nada? lol
Obrigada Sweet68 :D
Almoço:
Salmão+ legumes salteados com cevada + tomatinhos bons
Comi na praia :D weeee
1lanche:

2lanche:

Espero que me desculpem o tamanho do post e a qualidade do dito! (ok, é desta que vou ficar sem seguidores. lol)

Muito obrigada a todas vocês, mesmo muito!!!!
Beijinhos enormes!!!!

15 comentários:

  1. Batatinha, não gosto de te "ver" assim...
    Olha segue os conselhos da nossa Joana, porque aos bocadinhos eu também fiquei com crises, há já alguns anos, e depois para tratar é mais complicado.

    Quanto àquilo que te deixa ansiosa, tenta mudar alguma dessas coisas, a ver se ficas boa!

    Beijo grande.. Se precisares de ajuda é só dizer..

    ResponderEliminar
  2. Batatolas, vê se cuidas de ti, que se não o fizeres ninguém mais fará!!!
    A mim, o almoçar sempre à secretária, sem me levantar, sem apanhar ar, é suficiente para me deixar nervosa, tensa e ansiosa! Agora que está solinho, pega nas tuas coisas e vai para um jardim ou para a praia, almoças e caminhas um bocado (dois em um, boa??), espaireces e arejas as ideias!!! E aproveitas para respirar ar puro da rua!!!
    E depois se precisares de desabafar fazes assim: Abres a tua caixa de correio, e carregas em nova mensagem; Pões o meu endereço (que tu sabes!!!); escreves a mensagem, lavas a alma e tuditudi e…. Fazes enviar! O que achas, hein? 

    ResponderEliminar
  3. Quer-me ca parecer que sofres de saudades mas isso so tu podes resolver.
    Quanto ao almoço eu nunca como no escritorio. Meto-me no carro paro em qualquer ladoͺ como e depois vou dar uma volta. Seja caminhar fazer recados ver montras ou ir ao supermercado. Mas vou arejar e esse tempo para mim faz-me muito bem. Beijo e cuida-te

    ResponderEliminar
  4. Olá :)

    Ainda bem que te sentes melhor, e acho que o relaxante muscular te vai mesmo ajudar, até mesmo porque alguns dos sintomas que tens podem dever-se simplesmente à tensão muscular da ansiedade. Por exemplo, quando eu estou ansiosa sinto dificuldades em expandir a caixa torácica, como se estivesse 'presa' e não conseguisse respirar fundo. Além disso, também fico sempre com umas dores de cabeça gigantes ;) Isso é tudo provocado pela tensão muscular, que por sua vez é causada pelo malvado do stress.

    Acho que fazes bem em almoçar fora, mesmo que leves a tua própria comida. Espairecer e mudar de ares faz-nos sempre bem, e realmente ninguém aguenta estar tanto tempo no mesmo sítio.

    Mas, muito muito sinceramente, sabes o que eu acho mesmo que te faz falta? Amigos em Lisboa. Pessoas com quem possas falar e divertir-te, até porque passas os dias sozinha (ok, a gata não conta), e eu nem quero imaginar como seriam os meus dias se ninguém ouvisse as 235246467234123 coisas que eu tenho para dizer (e sei que tu és igual!) :P

    Se precisares de alguma coisa eu estou completamente disponível :) Se quiseres ser alugada ou alugar-me estás à vontade :D

    É verdade, em relação aos teus comportamentos de verificação (sabes que aqui a futura psiquiatra repara logo nessas coisas): os comportamentos estereotipados de verificação são muito comuns. Na verdade eu achava que não, até ao dia em que falei sobre isso com alguns dos meus amigos e três deles tinham (éramos seis). Se sentes que isso influencia demasiado a tua vida há medicação que ajuda a isso. O meu irmão toma dois fármacos e garanto-te que ao contrário daquilo que as pessoas pensam não anda drogado, nem ensonado, nem zombie. Anda normal, mas muito melhor ;)

    Muitos beijinhos :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eiiish! Aluguer de pessoas tem direitos de autor :)))*

      Eliminar
  5. Não é nada chato!!! Adorei e fiquei toda contente pelas novidades e pelas "novas medidas"...Espero que fiques melhor... Beijinhos princesa batatinha linda!

    ResponderEliminar
  6. Eu só vi agora os 2 posts..."atão" como é a nossa vida?! ansiedade?! respira fundo...o ar cá para fora...e como e a nossa vida...e biba o luxo...sim...porque algumas pessoas ( a Sô dona batata) pode ir almoçar á beira mar com uma vista maravilhosa (nos dias de sol tá claro..) e fica-me fechada no escritorio (depreendo que se não é um escritório é algo com o mesmo ambiente...) horas e horas a fio...tá mal!!!

    tens de apanhar sol...isso cá para mim é falta de fotossíntese :P ...quanto aos ataques...ainda bem que foste ao médico...eu volta e meia tenho "picadas" nervosas...dá-se uma respirada e tal...e a coisa vai passando...agora que ando mais assídua no ginásio diminuíram imenso...secalhar o que te falta é mesmo isso... exercício físico e "limpeza de bistas" (tem dias vá...lolol...e olhar nunca tirou pedaço!só olhar hein!:D)

    bjinho e vamos lá...força! :)
    ***

    ResponderEliminar
  7. Parece que somos muito parecidas Batatinha! :)
    Quando estou mais stressada ou quando "não fazia nada" lembro-me de andar sempre a ver as tomadas, as torneiras do gás, as janelas, etc. Agora tenho andado tão cansada que nem penso nisso. Chegava a estar na garagem a entrar no carro e a voltar para cima para ver se tinha mesmo fechado a porta à chave. Tudo isto contribui para aumentar este estado de stress.
    Às vezes uma mudança na nossa vida, por muito pequena que seja, ajuda a diminuir estas "crises".
    Já alguma vez experimentas-te praticar Yoga? A mim acalmava-me :)
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  8. Não chateias nada, são as tuas coisas e o blogue também serve para desabafar. Além disso é teu e escreves o que quiseres!
    Realmente andas a precisar de umas férias. Quando comecei a trabalhar também fiz um estágio desses do IEFP. Apesar de não comtemplar férias, os meus patrões na altura deram-mas na mesma. Uma colega que estava na mesma situação que eu até teve direito a 2 semanas (eu só tive uma). Depende dos patrões, tens de chegar lá e dizer "mas comé??!" ;)
    Eu tenho essas crises ansiosas com o deixar as portas do carro abertas. Ainda bem que este meu carro agora fecha as portas automaticamente ao fim de uns minutos! (Sempre tira alguma da ansiedade, mas não toda.)

    Fazia-te bem uns dias no Porto... E saires! Não entres nesse ciclo trabalho-casa-trabalho, que não é saudável.
    Não tenhas problemas em tomar a medicação, se for o melhor para ti.

    Beijinhos batatinha**

    (PS: Eu tenho essa panca dos ovos porque quando era pequena a minha avó tinha galinhas e eu só comia ovos dos nossos. Agora compro aqueles ovos no supermercado. Há desse tipo à venda, e diz na caixa "galinhas criadas ao ar livre" ou qualquer coisa assim. São é um pouco mais caros, mas eu acho que são melhores porque se as galinhas são criadas ao ar livre são mais felizes e se são mais felizes põem ovos mais saudáveis! :) A sério, a gema até é mais clarinha e tudo. Experimenta! lol)

    ResponderEliminar
  9. Olha eu sei que me vais achar que sou o devil em pessoa, mas fizeste me rir! é que eu sou assim, sei de alguma forma que deixei tudo bem e desligado, mas há que ir comprovar imensas vezes. e o lindo é quando quero ir ver se o fogão está desligado e por exemplo estava no quarto...chego à cozinha olho em volta e pergunto-me: mas o que é que eu vinha fazer?...pensa pensa pensa...nop...volto para o quarto e aí sim! já me lembro! isto e quando quero aquecer leite e ponho a malga no frigorifico e me dirijo ao microondas com o pacote de leite na mao...enfim...acho que os neurónios andam mesmo a dar as ultimas...e estou desempregada...mas o stress está cá na mesma.. acho que precisas mesmo de umas férias e de ir relaxar ao porto! nem que seja no fim de semana, ou 2/3dias(no mínimo). beijinhos e ate breve:)

    ResponderEliminar
  10. Linda primeiro de tudo espero que fiques bem depressa...confesso que ainda não disse nada e ja tinha lido o teu post porque fique iansiosa ao ler...mas fico contente por estares melhor e por fazeres essa auto-analise.

    Quanto ao Peso Vital : é um programa especifico do Holmes Places para pessoas com excesso de Peso, somos um grupo que esta lá todos para o mesmo objectivo, existe muito apoio e acompanhamento, fazemos aulas muito diversificadas, eles não nos deixam esmorecer e estoao preparados mesmo para puxar por nós, somos pesados todas as semanas pelo nosso ou mossa Personal Trainer que nos acompanha e aconselha em tudo, escrevemos tudo o que comemos e temos consulta de nutrição todos os meses... alem disso temos todas as semanas a actividade Outdoor podemos levar familia e amigos o que nos torna mais unidos...enfim... parece que não mas em 3 semanas não falhei ao exercicio, sinto-me motiva vejo os exemplos delas que ja perderam uma 50n quilos num ano, outra 20 desde fevereiro outra 30 em 1 ano, etc... apoiamo-nos mutuamente e luatmos para o mesmo, ajuda psicologicamente a não desistir...tenho consciencia que amiogo não empata amigo e estamos por nossa conta e medida mas estar num ambiente propicio e ser puxada e motivada alem da automotivação ajuda muito... a balança é que é chata comigo :(( e talvez esteja muito ansiosa por resultados, mas porra eu mereço... Um beijo meu <3

    ResponderEliminar
  11. Batatinha,
    Espero que já te sintas melhor.
    Parece-me que este post foi mesmo uma autoanalise (partilhada com as seguidores - que FYI não se importam mesmo nada de o ler!) do que te apoquenta...
    Eu aproveito a minha hora de almoço para fazer outras coisas que não trabalho já que aqui não há nada à volta e sair não é viavel - ler, cuscar no pc, pensar na vida. Mas essa hora é minha! e não a empresto ao trabalho!
    Beijos grandes

    ResponderEliminar
  12. Pode mesmo ser ansiedade tenta á hora de almoço distrair levas a marmita mas sais a seguir para apanhar fresco.

    esses iogurtes da foto são com açucar apesar de ser naturais, vê o rotulo

    As melhoras

    ResponderEliminar
  13. Não foi nada seca, vi-me em varias coisas que escreveste, gostei de ler e admiro-te, a ti e todas as pessoas que fazem um post assim, eu criei um blog que devia ser um diario no entanto tudo o que me sai é muito vago, estou com dificuldade em jogar cá para fora tudo o que tenho cá dentro, depois leio o que vocês escrevem e identifico-me com algumas de vós. Hoje já li algumas coisas que me deixaram triste porque vejo que é aquilo que sinto mas não sai, nem no blog nem com ninguém, nunca fui assim, não sei o que se passa.
    Vou parar porque eu é que esto a ser seca, vim cá para ver como estás e não para falar de mim.
    Espero que fique a 100% rápido.
    Bjo e continua a despejar tudo o que te vai na alma.

    ResponderEliminar
  14. Gosto tanto de ler os teus posts e não são nada seca.
    Acho que ires almoçar fora (mesmo que seja a tua comida) é uma excelente solução que te vai ajudar a encontrar um pouco do teu equilíbrio mental.
    Não te deixes abater...sei que não é fácil...mas és uma batatinah rija e vais dar a volta por cima :)
    Bjts e bom fim de semana

    ResponderEliminar