terça-feira, 6 de novembro de 2012

Cucu...


Ora pois bem...
Eu disse que voltava hoje.
Isto da blogosfera anda um pouco abandonada, e eu sinto um pouco como se tivesse a andar numa rua estreita à noite. Vejo alguém lá no fundo e penso "Quem será?" depois vejo um post da Joana. Passado meio metro vejo outro da CCUM. Um pouco depois da Sweet68, outro metro vejo outro da Tralhas de mulher, e ALGUMAS outras meninas, e fico feliz porque afinal já não me faz sentir tão sozinha.
Isto dos blogs anda realmente paradote. É geral.

E porque voltei? Bom... porque gosto disto da blogosfera, gosto das pessoas que conheci por cá, e é muito mais facil para mim portar-me bem a apontar tudo o que faço. (O meu corpo anda a mostrar vários sinais de que precisa de ser "limpo".) E aprendo muito convosco...

Ah..... e porque o meu peso AUMENTOU. 70,7. Podia Começar aqui a insultar-me e a dizer "Ah, bandida sem juízo!!!" mas não vou. Faz parte. e provavelmente uma pessoa ganhar uns quilos faz com que a pessoa acorde. Aumentou, mas é outono, há castanhas (que adoro), diospiros (que morro de amor por eles) e gosto de comer disso. Daqui a uns tempos já não há. E acho que o facto de achar de comer 2/3 é crime faz com que depois me porte mal em tudo. Por isso, acabaram-se os crimes de sentimentos de culpa. Irei comer 3 ou 4 castanhas, sem dramas, mas vou continuar a fazer o resto.

Uma novidade (que aprendi com a Joana e outras meninas) é que vou começar a fazer o plano semanal de merendas. O principal motivo é organizar, sem estragar nenhuma comida, e poupar tempo, dinheiro e ser saudável.

Ementa desta semana:


2ªf
3ªf
4ªf
5ªf
6ªf
Almoço
Sopa
Falafel
Sopa
Hambúrguer de perú
Pimento Padron
Legumes
1x
Sopa
Tsukune

1x
Sopa
Atum com salada


1x
Sopa
Lasanha de bacalhau (com courgette)
2x
Jantar
Sopa
Queijo feta com legumes

2x
Sopa
Tsukune

2x
Sopa
Pescada cozida com legumes
2x
Sopa
Salada de bacalhau
2x
Sopa
Frango com salada
2/3x


Agora as compras de faço são relacionadas com o que vou cozinhar, e assim é muito mais simples. O F. não leva almoço 2 dias por semana, e apontar isso também me faz organizar em relação a isso.

Estes dias fora:
Houve direito a pães feitos em casa:

Este foi da receita da Joana! Era muita bom!!!


Este foi desta receita, e igualmente muito bom

E outras experiencias.

Falafel no forno e pão pita integral

Pão (rende perto de 6): 
180gr de farinha integral
150gr de farinha
1/2 colher de azeite
1/2 saqueta de fermento de padeiro
315 de água morna

Misturar e amassar tudo durante uns minutos, até ficar uma massa fina. Tapar e deixar levedar durante 10m. Dividir a massa em círculos achatados com o tamanho aproximado da palma da mão. Levar ao forno pré-aquecido a 240º durante 10m, ou até ficar douradinho.

Falafel (rende 50 bolinhas):
500gr de grão-de-bico seco
1 cebola
5 dentes de alho
1 colher de sopa de cominhos
1 colher de sopa de paprika
1 molho de salsa e coentros frescos
1 colher de bicarbonato de sódio
1 colher de sobremesa de sal
6 colheres de azeite
1/4 de copo de água
7 colheres de farinha
Pão ralado qb

Deixar o grão em água durante a noite.
Escorrer o grão e triturar junto com a cebola, o alho, a salsa e os coentros. 
Juntar o resto dos ingredientes e misturar muito bem. 
Se a mistura não for moldável, acrescentar um pouco mais de farinha.
Fazer bolinhas do tamanho de almôndegas e passar por pão ralado.
Levar ao forno até dourarem.

Abrir o pão, colocar as bolinhas. Juntar salada, queijo, molho de iogurte e o que se quiser. 




O dia de Hoje:
PA:

Almoço:

Lanche1:

Lanche2: Iogurte de soja

Jantar:
(tinham-me desafiado a fazer um cubo, e eu fiz este. lol
depois levei-o ao forno e ficou mesmo bom. 
Dividi com o F.)
Ceia: provavelmente um chá

Agora: EU NÃO FUI VER ORNATOS PARA MINHA INFELICIDADE... MUAAAHHHHH :'''(
Não foi por infelicidade, foi mesmo por burrice... mas pronto.
A minha irmã foi ver o penultimo e ligou-me o concerto todinho (é o meu amor, ela).
Ouvi o ultimo concerto na antena3, e o meu facebook parecida que estava a dar um jogo de Portugal.
ERA O ÚLTIMO CONCERTO DE ORNATOS, de que maneira poderia eu agir? foi muito sofrido... quando ouvi o "Fim da canção" nem queria acreditar que estava a acabar... lol

Ahhhh, agora tenho um cheiro de pimentos padron a invadir-me a casa.

Espero que estejam todas muito bem...
Espero que a blogosfera acorde!!! (já agora eu tb acorde) lol

Beijinhos grandes para todas **********

PS: ainda não ando com muita vontade de tirar fotos bonitas... lol como se nota :P

10 comentários:

  1. Assim está melhor!! Sabes que a vida aqui nos faz bem, nos controla e não descontrola. Ainda bem que voltaste. E esse cubo está espetacular! Beijo

    ResponderEliminar
  2. Hello!
    *Ainda não te tinha respondido à mensagem do FB, mas por aqui está tudo bem. Nestas "férias" tenho chegado a algumas conclusões satisfatórias :)
    *A blogosfera pode ser um bom suporte para a reeducação alimentar e o facto de "teres de dar satisfações" faz com que tenhas vontade de mostrar um melhor desempenho :)
    *Eu confesso que não sou grande seguidora da música portuguesa. Provavelmente começou como parvoíce na adolescência e depois nunca me esforcei para conhecer. Não quer dizer que não goste, simplesmente não conheço e assim não posso dizer que gosto :)
    *Quando vi o cubo pensei : "mas ela deu-se ao trabalho de fazer um cubo? Eu comia tudo antes disso! Deu trabalho, mas fico giro!
    *Para quantas refeições te dão as bolinhas (+-). 50 parece tanto! mas se formos a ver a quantidade dos ingredientes, não é assim tanto...
    *Também faço uma lista das refeições - a maior parte das vezes mental - e resulta bem. As coisas básicas tenho sempre na despensa ou arca (mas em poucas quantidades para não ficar "velho")e o resto, compro sempre ao f-d-s. Tento ir ao supermercado só 1 vez por semana (gasta-se menos e poupa-se tempo)
    *As tuas fotos "menos bonitas" são como as minhas mais bonitas!
    *Espero que tenhas divertido e animado a tua mana :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. yes!!! you're back!!! Temos que despertar esta blogosfera =D!
    ainda por cima olha-me para as tuas fotos, que espectáculo a sério! esse cubo, conta-me tudo!
    Deixaste-me cheia de vontade de chegar a casa e cozinhar...juro que vou testar essa receita de pão pita com falafel, é mesmo algo que eu adoraria comer!
    O meu menu desta semana também inclui bacalhau, de resto, são sempre ideias, é giro ver as refeições do pessoal, especialmente, dessas cheias de coisinhas boas e saudáveis!

    ai eu também adoro castanhas, se visses o que eu enfardei de arroz de castanhas que o meu pai fez no sábado...eu não sei onde aquilo coube tudo =P! podia comer castanhas todos os dias nesta época (e jeropiga? não contes a ninguém!)

    Tem um boa semana, toca a voltar ao ritmo e a sair dos 70 que sabes que consegues!
    estou mesmo feliz com o teu regresso =D!
    beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Olá... Tu és uma artista mulher

    ResponderEliminar
  5. Gostei imenso do teu post. Também noto a blogoesfera adormecida, eu também só regressei ontem, mas mesmo assim já senti. Vamos ver se conseguimos animar isto! :)

    Adorei as tuas fotos! és uma artista em decoração com comida e fotos!!! :)

    Conta com a minha visita!

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Ainda bem que estás de volta, é que eu descobri o teu blogue à pouco tempo e fiquei fã! Acho-te uma verdadeira inspiração.
    Adoro como vês as coisas com um certo humor. Continua!

    Beijos** Vou voltar de certeza!

    ResponderEliminar
  7. Não estão fotos bonitas?? Esse teu prato de falafel parece coisa de chef! :)
    É verdade que a frequência de posts abrandou pela blogosfera. Será uma gripe sazonal? :p É que, na verdade, não ando com tanta vontade de escrever, apesar de depois acabar sempre por fazer posts grandes quando escrevo...
    Olha, eu também não fui ver Ornatos! E estava pior que tu pois ninguém me ligou com a música de fundo... ;)
    Já não ouvia muito ultimamente, mas havia certas músicas que me lembravam sempre alturas da minha adolescência, esses tempos conturbados! ;)
    A tua tabela das merendas está toda organizadinha. Gostava de ser assim com as minhas refeições, mas geralmente são sempre feitas à pressa na noite anterior e já cheia de sono a querer deitar-me! Tenho de me inspirar com vocês.

    Beijocas!**

    ResponderEliminar
  8. Olá olá :D

    Não gosto nem de castanhas nem de dióspiros, por isso a coisa por estes lados não anda muito mal nesse aspecto. Por outro lado cometi a burrice de fazer os bolinhos de abóbora de Natal da minha avó, por isso ando a encher o bandulho com aquelas coisas mais ou menos saudáveis mas cheias de avelã (avelã, essa coisa que me sabe a Nutella e é tão bom).

    A ideia da ementa é boa, e desde que faço isso é mais rápido quer a comprar quer a fazer ;)

    O teu falafel tem mega bom aspecto e tenho mesmo de experimentar essa receita. Trituras-te como, com a varinha mágica? :)

    O cubo está mesmo catita :D

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  9. castanhas são o meu desespero! ando inchada e cheia de gases porque quando as como abuso como se não houvesse amanhã!

    as tuas imagens são geniais! acho que se a minha comida tivesse tão bom ar não a comia lol

    beijinhos, continua a inspirar-nos!

    ResponderEliminar
  10. Olá,
    eu tenho uma árvore (dispiros) que este ano deu até para as galinhas se enfardarem. Por acaso é um fruto que dispenso por completo. Quanto ás castanhas já não digo o mesmo. Adoroooooooooooooooooooooo. Mas não pode ser!!
    Continua por cá sim!! Bjs

    ResponderEliminar