Ora pois bem...
Eu disse que voltava hoje.
Isto da blogosfera anda um pouco abandonada, e eu sinto um pouco como se tivesse a andar numa rua estreita à noite. Vejo alguém lá no fundo e penso "Quem será?" depois vejo um post da Joana. Passado meio metro vejo outro da CCUM. Um pouco depois da Sweet68, outro metro vejo outro da Tralhas de mulher, e ALGUMAS outras meninas, e fico feliz porque afinal já não me faz sentir tão sozinha.
Isto dos blogs anda realmente paradote. É geral.
E porque voltei? Bom... porque gosto disto da blogosfera, gosto das pessoas que conheci por cá, e é muito mais facil para mim portar-me bem a apontar tudo o que faço. (O meu corpo anda a mostrar vários sinais de que precisa de ser "limpo".) E aprendo muito convosco...
Ah..... e porque o meu peso AUMENTOU. 70,7. Podia Começar aqui a insultar-me e a dizer "Ah, bandida sem juízo!!!" mas não vou. Faz parte. e provavelmente uma pessoa ganhar uns quilos faz com que a pessoa acorde. Aumentou, mas é outono, há castanhas (que adoro), diospiros (que morro de amor por eles) e gosto de comer disso. Daqui a uns tempos já não há. E acho que o facto de achar de comer 2/3 é crime faz com que depois me porte mal em tudo. Por isso, acabaram-se os crimes de sentimentos de culpa. Irei comer 3 ou 4 castanhas, sem dramas, mas vou continuar a fazer o resto.
Uma novidade (que aprendi com a Joana e outras meninas) é que vou começar a fazer o plano semanal de merendas. O principal motivo é organizar, sem estragar nenhuma comida, e poupar tempo, dinheiro e ser saudável.
Ementa desta semana:
2ªf
|
3ªf
|
4ªf
|
5ªf
|
6ªf
| |
Almoço
|
Sopa
Falafel
|
Sopa
Hambúrguer de perú
Pimento Padron
Legumes
1x
|
Sopa
Tsukune
1x
|
Sopa
Atum com salada
1x
|
Sopa
Lasanha de bacalhau (com courgette)
2x
|
Jantar
|
Sopa
Queijo feta com legumes
2x
|
Sopa
Tsukune
2x
|
Sopa
Pescada cozida com legumes
2x
|
Sopa
Salada de bacalhau
2x
|
Sopa
Frango com salada
2/3x
|
Agora as compras de faço são relacionadas com o que vou cozinhar, e assim é muito mais simples. O F. não leva almoço 2 dias por semana, e apontar isso também me faz organizar em relação a isso.
Estes dias fora:
Houve direito a pães feitos em casa:
Este foi da receita da Joana! Era muita bom!!!
Este foi desta receita, e igualmente muito bom
E outras experiencias.
Falafel no forno e pão pita integral
Pão (rende perto de 6):
180gr de farinha integral
150gr de farinha
1/2 colher de azeite
1/2 saqueta de fermento de padeiro
315 de água morna
Misturar e amassar tudo durante uns minutos, até ficar uma massa fina. Tapar e deixar levedar durante 10m. Dividir a massa em círculos achatados com o tamanho aproximado da palma da mão. Levar ao forno pré-aquecido a 240º durante 10m, ou até ficar douradinho.
Falafel (rende 50 bolinhas):
500gr de grão-de-bico seco
1 cebola
5 dentes de alho
1 colher de sopa de cominhos
1 colher de sopa de paprika
1 molho de salsa e coentros frescos
1 colher de bicarbonato de sódio
1 colher de sobremesa de sal
6 colheres de azeite
1/4 de copo de água
7 colheres de farinha
Pão ralado qb
Deixar o grão em água durante a noite.
Escorrer o grão e triturar junto com a cebola, o alho, a salsa e os coentros.
Juntar o resto dos ingredientes e misturar muito bem.
Se a mistura não for moldável, acrescentar um pouco mais de farinha.
Fazer bolinhas do tamanho de almôndegas e passar por pão ralado.
Levar ao forno até dourarem.
Abrir o pão, colocar as bolinhas. Juntar salada, queijo, molho de iogurte e o que se quiser.
O dia de Hoje:
PA:
Almoço:
Lanche1:
Lanche2: Iogurte de soja
Jantar:
(tinham-me desafiado a fazer um cubo, e eu fiz este. lol
depois levei-o ao forno e ficou mesmo bom.
Dividi com o F.)
Ceia: provavelmente um cháAgora: EU NÃO FUI VER ORNATOS PARA MINHA INFELICIDADE... MUAAAHHHHH :'''(
Não foi por infelicidade, foi mesmo por burrice... mas pronto.
A minha irmã foi ver o penultimo e ligou-me o concerto todinho (é o meu amor, ela).
Ouvi o ultimo concerto na antena3, e o meu facebook parecida que estava a dar um jogo de Portugal.
ERA O ÚLTIMO CONCERTO DE ORNATOS, de que maneira poderia eu agir? foi muito sofrido... quando ouvi o "Fim da canção" nem queria acreditar que estava a acabar... lol
Ahhhh, agora tenho um cheiro de pimentos padron a invadir-me a casa.
Espero que estejam todas muito bem...
Espero que a blogosfera acorde!!! (já agora eu tb acorde) lol
Beijinhos grandes para todas **********
PS: ainda não ando com muita vontade de tirar fotos bonitas... lol como se nota :P







Assim está melhor!! Sabes que a vida aqui nos faz bem, nos controla e não descontrola. Ainda bem que voltaste. E esse cubo está espetacular! Beijo
ResponderEliminarHello!
ResponderEliminar*Ainda não te tinha respondido à mensagem do FB, mas por aqui está tudo bem. Nestas "férias" tenho chegado a algumas conclusões satisfatórias :)
*A blogosfera pode ser um bom suporte para a reeducação alimentar e o facto de "teres de dar satisfações" faz com que tenhas vontade de mostrar um melhor desempenho :)
*Eu confesso que não sou grande seguidora da música portuguesa. Provavelmente começou como parvoíce na adolescência e depois nunca me esforcei para conhecer. Não quer dizer que não goste, simplesmente não conheço e assim não posso dizer que gosto :)
*Quando vi o cubo pensei : "mas ela deu-se ao trabalho de fazer um cubo? Eu comia tudo antes disso! Deu trabalho, mas fico giro!
*Para quantas refeições te dão as bolinhas (+-). 50 parece tanto! mas se formos a ver a quantidade dos ingredientes, não é assim tanto...
*Também faço uma lista das refeições - a maior parte das vezes mental - e resulta bem. As coisas básicas tenho sempre na despensa ou arca (mas em poucas quantidades para não ficar "velho")e o resto, compro sempre ao f-d-s. Tento ir ao supermercado só 1 vez por semana (gasta-se menos e poupa-se tempo)
*As tuas fotos "menos bonitas" são como as minhas mais bonitas!
*Espero que tenhas divertido e animado a tua mana :)
Beijinhos
yes!!! you're back!!! Temos que despertar esta blogosfera =D!
ResponderEliminarainda por cima olha-me para as tuas fotos, que espectáculo a sério! esse cubo, conta-me tudo!
Deixaste-me cheia de vontade de chegar a casa e cozinhar...juro que vou testar essa receita de pão pita com falafel, é mesmo algo que eu adoraria comer!
O meu menu desta semana também inclui bacalhau, de resto, são sempre ideias, é giro ver as refeições do pessoal, especialmente, dessas cheias de coisinhas boas e saudáveis!
ai eu também adoro castanhas, se visses o que eu enfardei de arroz de castanhas que o meu pai fez no sábado...eu não sei onde aquilo coube tudo =P! podia comer castanhas todos os dias nesta época (e jeropiga? não contes a ninguém!)
Tem um boa semana, toca a voltar ao ritmo e a sair dos 70 que sabes que consegues!
estou mesmo feliz com o teu regresso =D!
beijinhos*
Olá... Tu és uma artista mulher
ResponderEliminarGostei imenso do teu post. Também noto a blogoesfera adormecida, eu também só regressei ontem, mas mesmo assim já senti. Vamos ver se conseguimos animar isto! :)
ResponderEliminarAdorei as tuas fotos! és uma artista em decoração com comida e fotos!!! :)
Conta com a minha visita!
Olá!
ResponderEliminarAinda bem que estás de volta, é que eu descobri o teu blogue à pouco tempo e fiquei fã! Acho-te uma verdadeira inspiração.
Adoro como vês as coisas com um certo humor. Continua!
Beijos** Vou voltar de certeza!
Não estão fotos bonitas?? Esse teu prato de falafel parece coisa de chef! :)
ResponderEliminarÉ verdade que a frequência de posts abrandou pela blogosfera. Será uma gripe sazonal? :p É que, na verdade, não ando com tanta vontade de escrever, apesar de depois acabar sempre por fazer posts grandes quando escrevo...
Olha, eu também não fui ver Ornatos! E estava pior que tu pois ninguém me ligou com a música de fundo... ;)
Já não ouvia muito ultimamente, mas havia certas músicas que me lembravam sempre alturas da minha adolescência, esses tempos conturbados! ;)
A tua tabela das merendas está toda organizadinha. Gostava de ser assim com as minhas refeições, mas geralmente são sempre feitas à pressa na noite anterior e já cheia de sono a querer deitar-me! Tenho de me inspirar com vocês.
Beijocas!**
Olá olá :D
ResponderEliminarNão gosto nem de castanhas nem de dióspiros, por isso a coisa por estes lados não anda muito mal nesse aspecto. Por outro lado cometi a burrice de fazer os bolinhos de abóbora de Natal da minha avó, por isso ando a encher o bandulho com aquelas coisas mais ou menos saudáveis mas cheias de avelã (avelã, essa coisa que me sabe a Nutella e é tão bom).
A ideia da ementa é boa, e desde que faço isso é mais rápido quer a comprar quer a fazer ;)
O teu falafel tem mega bom aspecto e tenho mesmo de experimentar essa receita. Trituras-te como, com a varinha mágica? :)
O cubo está mesmo catita :D
Beijinhos :D
castanhas são o meu desespero! ando inchada e cheia de gases porque quando as como abuso como se não houvesse amanhã!
ResponderEliminaras tuas imagens são geniais! acho que se a minha comida tivesse tão bom ar não a comia lol
beijinhos, continua a inspirar-nos!
Olá,
ResponderEliminareu tenho uma árvore (dispiros) que este ano deu até para as galinhas se enfardarem. Por acaso é um fruto que dispenso por completo. Quanto ás castanhas já não digo o mesmo. Adoroooooooooooooooooooooo. Mas não pode ser!!
Continua por cá sim!! Bjs